© Mother's Mind 2019

Site criado pela equipa Mother's mind

Mental Jam, um evento inovador
 

Foi no dia 10 de Janeiro que nos estreámos no evento Mental Jam. Um evento que apresentou uma abordagem holística da medicina, que se propõe a colocar a mente no centro da sua intervenção. Falámos de saúde mental e de bem-estar emocional porque acreditamos que saúde não é só ausência de doença mas promoção de bem-estar a todos os níveis da dimensão humana.


Partimos do simples pressuposto que ao ensinar sobre os mecanismos da mente, do corpo e da maneira como nos relacionamos com os outros e o com o meio que nos rodeia, estamos a fornecer ferramentas úteis de auto-conhecimento, de auto-gestão e a diminuir sentimentos negativos que podem levar a sintomas depressivos. Actuando, assim, na prevenção das doenças mentais e do sofrimento emocional que muitas vezes leva à depressão.

Continuar a ler...

Catarina Louro | Janeiro, 2019

Encalhar... e desencalhar!

 

Podemos olhar para a doença como se estivéssemos 'encalhados' num mal-estar do corpo, da mente, das emoções, do pensamento ou das nossas relações com as várias dimensões da vida.


Há anos que me deparo, no consultório, com queixas que as pessoas trazem no corpo, mas nascem nas emoções, na mente ou no pensamento. A ligação entre o corpo e a mente é hoje um dado científico. No entanto, a sociedade continua impregnada de tabus que causam culpa, vergonha e atraso no tratamento do sofrimento da mente como se de um órgão não se tratasse.


A medicina convencional gira e organiza-se à volta do tratamento da doença, mas é na prevenção que fazemos a diferença no bem-estar individual e colectivo. Por isso, é essencial dedicarmo-nos à saúde, se queremos evitar anos de tratamento, sofrimento e custos, normalmente ligados à recuperação da mente.

Continuar a ler...

 

Minnie Freudenthal | Criadora do Mental Jam | Janeiro, 2019

www.deoutramaneira.com

Fotos de Martim Burnay